Opinião, Frases & Pensamentos

"A Política é uma ciência que pode mudar a realidade da comunidade ou de uma nação, mas depende de quem faz".
(Deputado Domingos Paz)


"E eu quero aqui Deputado Ciro Gomes, dizer da minha felicidade de estar aqui podendo fazer essa rápida apresentação, em se tratando de um agricultor familiar, filho de um casal de negros, pobres, sem terra, maranhenses lá de Chapadinha".
(Deputado Domingos Paz) 
***

"Alicercei toda a minha vida na busca da Justiça, um dos pilares disso tudo era olhar o Maranhão com tanta riqueza, com tanta oportunidade, mas tanto meninos como meninas, meninos como eu e outras pessoas, vivendo assim em extrema pobreza. E uma das minhas buscas, da minha luta foi defender a democracia através do pilar da reforma agrária, porque eu não acredito em democracia se houver uma concentração absurda da terra, do poder, da comunicação, dos bens, que até considero como universais. Isso tudo pautou minha vida.
(Deputado Domingos Paz)

***

"Militei durante esses anos todos defendendo essas ideias da agricultura familiar, da inclusão daqueles e daquelas que, a partir de um processo com uma visão errônea e equivocada de desenvolvimento, são excluídos literalmente. Digo isso para ressaltar o orgulho que hoje tenho de haver vivenciado essas condições. Estou no topo do Parlamento estadual, uma das instâncias do Poder mais importantes de uma democracia.
(Deputado Domingos Paz)

***

"Discutir a questão da segurança do cidadão e da cidadã é uma responsabilidade ética e moral do Estado, portanto, não se pode discutir a questão da Segurança com subterfúgios e uma das questões primordiais é o reconhecimento dos direitos dessas categorias prestarem o seu trabalho".
(Deputado Domingos Paz)

***

"O Estado do Maranhão é um Estado de vocação agrícola e a agriculta contribui fortemente para o desenvolvimento do Estado, portanto, é preciso que seja dada a este tema a dimensão que merece".
(Deputado Domingos Paz)

***

Eu quero na minha ação parlamentar contribuir com esse debate, com essa questão que para mim, ela é fundamental para o desenvolvimento do Estado, que é o fortalecimento da Agricultura, principalmente aquela Agricultura feita pela família, que gera emprego e distribui renda.
(Deputado Domingos Paz).

***

"O Estado do Maranhão é um território de mais de 30 milhões de hectares, dos quais 15 milhões são ocupados por estabelecimentos agropecuários, mais de seis milhões e duzentos mil com pastagens, áreas que já estão sendo utilizadas, menos de quatro milhões com agricultura e mais de quatro milhões a explorar.

A agricultura, principalmente a agricultura familiar, ocupa mais de 30% deste território, transformados em pequenas propriedades denominadas propriedades da agricultura familiar, 597 assentamentos, 282 assentamentos estaduais, 400 áreas de programas que foram adquiridas com programas especiais, tipo programa do Crédito Fundiário, 20 áreas quilombolas, áreas de comunidades remanescentes, quilombos, três grandes perímetros de irrigação, ou seja, Tabuleiro em São Bernardo, Barragem do Rio Flores, Dibom da Baixada e Salangô, são 130 mil assentados e assentadas.

Existem mais de 260 mil famílias convivendo em condições precárias, mas tudo isso, senhores deputados, senhoras deputadas, tem um significativo importante na economia do nosso Estado, que é a agricultura, principalmente a agricultura familiar. (Deputado Domingos Paz)

***

"Eu sou agricultor, agricultor familiar, defensor árduo da agricultura familiar como pilar da economia brasileira e da reforma agrária como um dos instrumentos da democracia brasileira". (Deputado Domingos Paz)
***

"Eu quero aqui nesta data, senhor Presidente, agradecer todas as pessoas que no decorrer dessa trajetória me apoiaram, o movimento Sindical, os trabalhadores Rurais, os movimentos organizados que lutam no campo, a Imprensa, àqueles que disseram verdade importantes ao meu respeito, e aqueles e aquelas também que escreveram sobre críticas, porque a crítica ela é muito importante, porque ela ajuda as pessoas a realmente refletir a sua condição, o seu trabalho, a redimensionar, repensar, então é fundamental". (Deputado Domingos Paz)