quinta-feira, 24 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA
FAMILIAR NO MARANHÃO
.
O Censo agropecuário 2006, esclarece a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país.
· A agricultura familiar contribui com 10% do PIB Nacional;
· 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros/brasileiras são produzidos pela agricultura familiar;
· É responsável por 88,68% da produção de arroz, 84,6% do feijão caupi, 85,5% da mandioca, 78,4% do milho, 55% do leite de vaca, 86% dos suínos.
· No Maranhão 86% das pessoas ocupadas na agricultura, estão nos estabelecimentos familiares, em cada 100 hectares, este setor gera trabalho para 15 pessoas, enquanto a agricultura patronal, emprega apenas duas.
De acordo com o Censo agropecuário 2006, embora 91,31% dos estabelecimentos rurais sejam classificados como familiares, ocupam apenas 34,79% do total de terras no Maranhão.
Do outro lado estão os agricultores patronais, com 8,69% das propriedades, ocupando aproximadamente 66% da terras. Desta forma, a grande maioria dos trabalhadores e
trabalhadoras do Estado, não têm acesso a terra, ao crédito agricóla, assistência técnica, tecnologia, e esses, são apenas alguns dos muitos entraves que empedem a produção de alimentos no Maranhão.
Pensando nesta realidade, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no Maranhão, coordenados pela Fetaema e Contag, continuará lutando pela reforma agrária, ampliação das políticas públicas e um desenvolvimento rural sustentável e solidário.
(Fonte: Fetaema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário