quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO
RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO
.
Historicamente os modelos de desenvolvimento implantandos em nosso país, privilegiaram o latifúndio e a exclusão econômica e social dos povos do campo.
Por isso, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, apresenta para a sociedade uma nova proposta política, o PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO – PADRSS, pautado na reforma agrária, no reconhecimento, expansão e fortalecimento da agricultura familiar. As conquistas mais recentes da agricultura familiar favorecem o projeto político do MSTTR. Desde a criação do PRONAF no ano de 1990, as políticas de fortalecimento da agricultura familiar, estão avançando, e os impactos na vida econômica e social do Brasil, são demonstrados em diversas pesquisas. Mesmo comemorando as conquistas alcançadas, a grande maioria dos trabalhadores rurais maranhenses, ainda estão excluídos de políticas públicas e programas para a Agricultura Familiar. A situação se agrava ainda mais, devido a grande concentração de terra em mãos de poucos. De acordo com o Censo agropecuário 2006, embora 91,31% dos estabelecimentos rurais sejam classificados como familiares, ocupam apenas 34,79% do total de terras no Estado. Do outro lado estão os agricultores patronais, com 8,69% das propriedades, ocupando aproximadamente 66% da terras.
Desta forma, a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do Estado, não têm acesso a terra, ao crédito agricóla, assistência técnica, tecnologia, e esses, são apenas alguns dos muitos entraves que empedem a produção de alimentos no Maranhão. Pensando nesta realidade, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no Maranhão, coordenados pela Fetaema e Contag, continuará lutando pela reforma agrária, ampliação das políticas públicas e um desenvolvimento rural sustentável e solidário. (Do Site da Fetaema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário