sexta-feira, 9 de julho de 2010

Turma de Pedagogia da Terra inicia
último semestre do curso no RN
.
O último módulo de aula do curso de Pedagogia da Terra foi iniciado esta semana para 180 alunos de assentamentos da reforma agrária da região Oeste do Rio Grande do Norte. Numa parceria entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) as cinco turmas estão assistindo aulas no Campus Central da Uern e no Centro de Treinamento Libânia Lopes, em Mossoró (RN).
Nesta sexta-feira (9), o superintendente regional do Incra/RN, Paulo Sidney Gomes, representantes da Uern, movimentos sociais e entidades que trabalham com o meio rural farão visita aos alunos para darem as boas vindas. Esta é a primeira turma do estado a cursar Pedagogia da Terra.
O curso de Pedagogia da Terra, do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera), tem carga horária de 3.270 horas-aula. A grade inclui disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistem aulas presenciais (tempo/escola) e realizam vivência nos assentamentos rurais (tempo/comunidade). A grade escola será concluída em dezembro, com a apresentação da monografia de final de curso, cujo tema principal será pedagogia e o meio rural.
Depois de formados, os assentados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na educação de jovens e adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação.
No Rio Grande do Norte, através do Pronera, foram formados cerca de 2.700 jovens e adultos trabalhadores rurais assentados no Estado, nos cursos de educação de jovens e adultos, Ensino Médio, Técnico de Agropecuária, Controle Ambiental e Enfermagem do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário