segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projeto “Forno Solar”
movimenta Praça Deodoro
Demonstrações do projeto Forno Solar movimentaram a Praça Deodoro
.


Um projeto diferente foi exposto na manhã desta sexta-feira (03), na Praça Deodoro, no Centro de São Luís. Trata-se do “Forno Solar” que, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), fez demonstrações de cozimento em caixas de papelão, que serviram para preparar alimentos por meio da luz do sol.

De acordo com o titular da Semsa, Frank Matos, a Secretaria mantém o projeto para oferecer às comunidades de São Luís oficinas para confecção de vários modelos de forno solar, como os de caixa de painel, de parabólica e de papelão.

“O forno solar é um processo de difusão que utiliza, tão somente, a energia solar. O programa da Semsa tem a finalidade de incentivar e motivar, em especial, os moradores da Zona Rural, no que tange à utilização desse meio prático de fonte de energia”, afirmou Frank Matos.


Quem também esteve presente na exposição foi o demonstrador do projeto, Ewir Caldas, que informou que o forno solar tem a capacidade de cozinhar qualquer tipo de alimento, mas com algumas adaptações. “O arroz, por exemplo, fica pronto em mais ou menos duas ou três horas. Lembrando que todos os produtos necessitam ser preparados em panelas pretas, pois são elas que absorvem o calor e propiciam um melhor resultado”, destacou Ewir Caldas.

O projeto Forno Solar também pretende difundir para a população os princípios de segurança alimentar, mostrar como fazer análises dos alimentos produzidos pelos fornos, verificando os padrões microbiológicos e físico-químicos, além de ganhos na economia doméstica.

Para o comerciante João Carlos Moura, que foi um dos transeuntes mais curiosos que passou pela Praça Deodoro, o projeto é uma criação diferente do que estamos acostumados a ver. “Achei bem interessante”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário