sábado, 4 de dezembro de 2010

Semapa divulga calendário das feiras
livres para o mês de dezembro
.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) divulgou o novo calendário das feiras livres para o mês de dezembro (lista em anexo). Serão realizados 23 eventos nos bairros da Cohab, Vinhais, Renascença, Planalto e Praia Grande.
A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Banco do Brasil, mantém um programa de feiras livres móveis em vias públicas fechadas ao tráfego de veículos. O objetivo é trazer o mercado público para mais perto do consumidor, facilitar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros produzidos pelos agricultores familiares assistidos pela Semapa e estimular o hábito de fazer compra de produtos alimentícios nas feiras e mercados públicos da cidade.
No próximo mês de janeiro, a capital maranhense vai contar com um novo espaço destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, galinha da terra, leite de cabra, farinha de mandioca, mel de abelha, peixe e produtos orgânicos, entre outros. Com recursos do município e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Semapa vai inaugurar a Feira São Luís Rural.
O empreendimento acontecerá no conjunto Angelim, em frente à Avenida Jerônimo de Albuquerque, e contará com 100 bancas cobertas e funcionará aos sábados, com toda a infraestrutura e logística financiada pela Prefeitura de São Luís.
Feiras e mercados públicos - A cidade de São Luís possui 29 feiras e mercados públicos administrados diretamente pelas associações de feirantes, com co-gestão da Prefeitura. No ano passado, foi entregue à população do bairro da Cohab e adjacências o Mercado de Todos. Um empreendimento moderno, dotado de equipamentos inéditos, como praça de alimentação, climatizadores com umidificadores, banco 24 horas e segurança armada, obedecendo a um novo modelo de gestão compartilhada, que vai ser implantada em toda a rede municipal.
No inicio de 2011, o Mercado de Todos vai receber um telecentro com dez computadores para inclusão digital dos feirantes e familiares. Para o titular da Semapa, Julio França, “este é o caminho mais curto para a revitalização da rede de feiras e mercados públicos, a busca da excelência na prestação de serviços ao consumidor, a defesa dos empregos dos feirantes e, guardando as devidas proporções, um enfrentamento consequente à ação dos negócios de supermercados, que vem mudando os hábitos de consumo em São Luís”.
Entre outras ações, a Semapa iniciou, no mês de agosto deste ano, a obra de reconstrução do Mercado da Liberdade, que vai obedecer aos mesmos parâmetros observados no Mercado de Todos da Cohab. A inauguração está prevista para o mês de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário