terça-feira, 1 de março de 2011

Sindicais da Baixada Maranhense e Baixada Oriental “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável
com justiça , autonomia, igualdade e liberdade.”

.
Por Barack Fernandes
.
Na cidade de Itapecuru, no Baixo Parnaíba, o primeiro dia (23) foi marcado com uma reunião para discutir a agenda, entre outros assuntos do Pólo. Já nesta quinta feira (24) foi realizado o Lançamento da Marcha das Margaridas 2011, com a presença de aproximadamente 50 companheiras, que receberam orientações da secretária de Políticas Sociais da Fetaema, Rosmarí Malheiros; da assessora Hélica Araújo e coordenação do Pólo da Oriental. ”Sempre a Oriental participou com um bom número nos eventos de massa do Movimento Sindical, principalmente da Marcha das Margaridas. Aqui, nós já propomos levar 2 ônibus da Baixada Oriental para Brasília , pois entendemos, que é importante a presença das mulheres da região, no processo de construção, participação e negociação da pauta com o Governo Federal”, destacou a secretária de Políticas Sociais da Fetaema, Rosmarí Malheiros.

Na Baixada Maranhense o Lançamento da Marcha, começou nesta quinta feira (23), e se estenderá até (25), em uma área de assentamento (Povoada Agrovila) na cidade de Palmeirândia. Confirmaram presença aproximadamente 60 mulheres de 22 sindicatos de Trabalhadores (as) Rurais da região. No direcionamento dos trabalhos, ficaram a coordenadora de Mulheres, Adriana Oliveira, a coordenadora de Jovens, Ângela Maria e membros do Pólo e do Coletivo de Mulheres.

O Lançamento da Marcha das Margaridas nos Pólos tem como objetivo: mobilizar os trabalhadores (as) rurais e divulgar a importância na Marcha na garantia de direitos, traçando estratégias para captação de recursos que garantam a participação das mulheres de cada uma das regiões na Marcha das Margaridas.

Durante os Encontros, ainda estão sendo levantadas as principais problemáticas enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras rurais de cada uma das regiões, e ainda traçadas estratégias de enfrentamento desses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário