domingo, 15 de dezembro de 2013

Prefeitura realiza visitas técnicas aos polos de produção de São Luís


Prefeitura realiza visitas técnicas aos polos de produção de São Luís

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) deu início esta semana a uma série de visitas aos polos de produção da zona rural de São Luís para acompanhamento das atividades realizadas pelos produtores em áreas com projetos assistidos pelo órgão. Além do caráter de diagnóstico, os encontros servem como espaço de diálogo com a nova equipe gestora da secretaria.
“Seguindo a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, estamos, antes de tudo, ouvindo as comunidades e estabelecendo uma relação de confiança com os produtores, para então atuarmos nas ações efetivas de incremento das cadeias produtivas. O diálogo e a transparência irão nortear esse trabalho”, destacou o secretário adjunto da Semapa, Domingos Paz.
O primeiro polo visitado foi a comunidade de Itapera. Com potencial econômico voltado para a agricultura, a região, segmentada em três polos, cultiva atualmente produtos da horticultura como abóbora, pepino, quiabo, maxixe; cereais como milho e mandioca; e frutíferos como mamão. Sendo os dois últimos, os de maior produção e escoamento.
Durante a roda de conversa, além do monitoramento da assistência técnica e das atividades em campo, foram discutidas ações como: diversificação do trabalho realizado no polo de Itapera, agregando a criação de animais de pequeno porte com as hortas cultivadas; incremento no sistema de irrigação utilizado pelos produtores na região; participação dos produtores em eventos como a feira semanal “São Luís Rural” e a inserção qualitativa em programas de comercialização de produtos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para o qual os produtores aguardam edital com regras de adesão.
A metodologia dos encontros, que serão realizados em todos os polos de produção assistidos pela Semapa, prevê uma breve apresentação do corpo técnico do órgão com esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pela secretaria, com ênfase às oportunidades existentes para os produtores em atividade na ilha. Em seguida, a comunidade é ouvida e se estabelece uma discussão coletiva para alinhamento das demandas de assistência técnica ofertadas pela Semapa, de maneira que estas estejam em conformidade com os anseios do grupo.
O produtor rural e presidente da União de Moradores de Itapera, Benedito Soares, defendeu a forma diferenciada de gestão. “Este é um momento inédito para a comunidade, que, pela primeira vez, recebe gestores da área da agricultura, para ampla discussão e acolhimento das demandas que venham favorecer o desenvolvimento da produção rural na ilha de São Luís”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário