sábado, 25 de janeiro de 2014

      Prefeitura Implanta Videomonitoramento em Mercados.

    A Prefeitura de São Luis inicia instalação de unidades de videomonitoramento nos primeiros mercados da rede pública da capital, com o objetivo de inibir ações de criminosos e garantir a integridade de feirantes e consumidores. Dois sistemas estão instalados e funcionando nos mercados Central (centro) e Cohab II (bairro Cohab), com bons resultados, dentro das expectativas do programa. 

     Os primeiros levantamentos da Semapa, responsável pela concepção e implantação dos sistemas, apontam para a redução significativa dos casos de furtos, assaltos, vandalismo contra o patrimônio. Até o final do semestre, dois novos mercados  contarão com vigilância através de câmeras de vídeo.

     A instalação de sistemas de vigilância por videomonitoramento tem contribuído para manutenção do clima de tranquilidade nos mercados e feiras. Antes dessa iniciativa, eram frequentes as queixas de furtos e assaltos entre feirantes e consumidores. 
      
      No mercado Central, por exemplo, era comum a presença de pessoas desocupadas e drogadas, que se misturavam aos consumidores, para praticar delitos, causando significativos prejuízos à comunidade de usuários do local, obrigado inclusive, a administração, indenizar o prejuízo das vítimas. 


        Atualmente, com o sistema funcionando 24 horas, a administração antecipa as ações, até antes mesmo de acontecer. Identifica os responsáveis e colabora com a Policia Militar (PM) no fornecimento de provas gravadas para as delegacias. Sabino Gonçalves, feirante há 35 anos, dono de uma banca de verduras e frutas, lembrou que neste mês de janeiro, completou um ano da morte do feirante Alex Aires (Guaraná da Amazônia), morto a tiros por um homem que invadiu o mercado e provocou pânico entre os frequentadores.  

      “Se nós já tivéssemos um sistema de vigilância como esse  que tem agora, talvez ele não tivesse morrido. Na hora que acontecia o “bate boca” o administrador tinha visto   na televisão e acionava imediatamente o posto da Guarda da Polícia Militar permanente no mercado. Ele podia tá vivo agora...”. Conclui o feirante.
         A superintendente de comercialização e abastecimento da Semapa, Cristiani Guedelha, que administra e fiscaliza as feiras e mercados, apontou vantagens adicionais do sistema de videomonitoramento. Citou como exemplos, o fim do furto de mercadorias depois que o mercado fechava a portas, obrigando a administração a cobrir o prejuízo dos feirantes, o cuidado com a destinação do lixo orgânico anteriormente atirado nos corredores a espera  “varrição” no final do expediente e o controle e vigilância sobre as ações de  desocupados e drogados que frequentavam diariamente o mercado.
   
    O secretário da Semapa, Marcelo Coelho, se mostrou bastante otimista com os resultados obtidos pela instalação de unidades de videomonitoramento nos mercados e Central e Cohab II. Ele disse, que a intenção da Prefeitura de São Luis, é disponibilizar sistemas semelhantes em toda rede pública de feiras e mercados e até monitora-los pela internet. Marcelo Coelho disse que “depois de beneficiar os feirantes e a comunidade com a ampliação do horário de comercialização para até as 18 horas, o próximo passo do programa da Semapa, é readequar o sistema de vídeo da Feira da Praia, que foi montado mais nunca funcionou e implantar o sistema de videomonitoramento do mercado da Liberdade”. Completou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário