Bispo abençoa óleos durante celebração na igreja matriz de Santa LuziaBispo abençoa óleos durante celebração
na igreja matriz de Santa Luzia
 
Milhares de fiéis de 22 cidades que integram a Diocese de Zé Doca estiveram reunidos na igreja matriz de Santa Luzia do Paruá para a tradicional Missa dos Santos Óleos, quando são abençoados e consagrados os óleos que serão usados durante todo o ano em diversas celebrações da Igreja na Diocese.
Estiveram presentes padres de 22 paróquias, o reitor do Seminário Maior da Diocese em São Luís, bispo Dom Carlo Ellena. A cada ano a celebração é realizada em um município da região do Turi e Gurupi. “Esta é uma celebração Diocesana. Todos os anos estamos de paróquia em paróquia, para darmos oportunidade para quem nunca participou da missa de Santos Óleos participar”, explicou Dom Carlo Ellena, bispo da Diocese de Zé Doca.
Para o padre anfitrião, José Raimundo Pinheiro, o momento é de grande relevância para a igreja católica. “Nós, de Santa Luzia do Paruá, nos sentimos muito honrados em receber tamanha celebração, pois mostra a força da fé de nossa gente. É muito bom poder receber nossos irmãos de outras paróquias para juntos estarmos em oração”, disse.
Um dos momentos mais emocionantes ocorreu durante o ato penitencial, quando são feitos os pedidos de perdão. Os fiéis foram ungidos com água abençoada pelos padres e pelo bispo. “É um momento, para pararmos e refletirmos sobre nossa caminhada, um momento inesquecível”, afirmou a fiel Maria das Graças Lima, de Santa Luzia do Paruá.
A CELEBRAÇÃO – É durante a Missa dos Santos Óleos que renovam-se as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
http://jornalpequeno.com.br/edicao/2014/04/13/missa-dos-santos-oleos-reune-milhares-de-fieis-em-santa-luzia-parua/