quinta-feira, 19 de março de 2015

Agricultura Sustentável

Incrivelmente comestível

 
 
Em 2008, quando crise econômica estava no seu auge e os debates sobre mudanças climáticas em ascensão, Pam Warhurst , uma empresária e ex-líder do conselho municipal da cidade de Todmorden , no interior da Inglaterra, decidiu fazer algo de positivo em sua comunidade. A ideia inicial, que envolvia alimentação e apropriação de espaços públicos, cativou seus vizinhos, criou raízes e rapidamente espalhou-se por outras cidades, não só do Reino Unido, mas em outros países também. 
  O projeto era bem simples: por toda a cidade, áreas verdes e espaços públicos estavam se tornando depósitos de lixo. Mesmo as áreas cultivadas no entorno do perímetro urbano não estavam sendo utilizadas com seu máximo potencial. Em paralelo, por ser uma cidade pequena, o acesso aos alimentos em Todmorden nem sempre era fácil e seus moradores viam-se obrigados a fazer compras em lugares distantes.

Feita a primeira mobilização, os colaboradores da iniciativa ocuparam canteiros, terrenos e praças, e, em pouco tempo, legumes, verduras e temperos já podiam ser colhidos. Com o sucesso da primeira mobilização, Pam fundou o Incredible Edible (Incrível Comestível), que tem como objetivos promover e desenvolver a cultura e as oportunidades para o cultivo de alimentos, gastronomia e fornecimento de produtos locais; incentivar o trabalho voluntário e abrir novos canais com parceiros ligados à temática da segurança alimentar; e desenvolver as habilidades da comunidade em cultivar e cozinhar alimentos de forma local.

O projeto rapidamente recebeu apoio da prefeitura, que passou a incentivar e colaborar com as hortas. Atualmente, todas as escolas da rede municipal participam da iniciativa e os alunos do ensino fundamental passaram a ter aulas de agricultura na grade curricular. As hortas rapidamente tornaram-se conhecidas na Inglaterra, ao ponto do Príncipe Charles, em 2009, visitar Todmorden e apoiar o projeto. Hoje, o Incredible Edible já se espalhou para outras 50 cidades da Grã-Bretanha e está presente em outros países como Canadá e Nova Zelândia.

Com o êxito da ação, a cidade transformou-se em modelo de agricultura Periurbana e hoje conta com roteiros e visitas que detalham o funcionamento dos canteiros, as atividades nas escolas e a parceria com os canais de comercialização locais. Os interessados em implantar o Incredible Edible em suas comunidades encontram no site da instituição um vasto acervo (em inglês) de materiais didáticos, vídeos e tutoriais sobre a iniciativa.
+ Imagem: site do Incredible Edible

Nenhum comentário:

Postar um comentário